Programação dos trabalhos


PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO E PÔSTER




11/12/2013

Sessão de Comunicações 1A

13h30-15h30                

Sala 11 - Reuni

Debatedores

Rodrigo Machado, Nara Rubia e Walquíria Silva Lúcio

Narrando a história local a partir do vídeo Ilha das flores

Ana Caroline Carvalho Miranda, Felipe de Moraes Ferreira, Luzia Isidoro e Samanta Blaziz


Ensino de história e a narração da vida

Claudiana Aparecida Santos Portugal, Diego Azevedo Campos e Victor Bitarelli Medeiros Salles


História, música e narração de vida

Thiago Neves Cezarette, Fernanda Gabriella S. Ribeiro e Guilherme Norton


História e Bullyng

Dominique Caroline Gimenes Ribeiro e Luiz Alves


O Regime militar no Brasil através da música

Diego Círio Nogueira e Vinícuis José Sobrinho Bohrer


História e resistência, ontem e hoje

Romeu Alvim F. de Lacerda, Rafael Veloso Goulart e Glauber Borges


A lenda como possibilidade de narrativa

Letícia Almeida Ferraz, Valéria Dal Cim Fernandes, Thiago Judice Hauke e Alair Geraldo de Oliveira





11/12/2013

Sessão de Comunicações 1B

13h30-15h30                

Sala 12 - Reuni

Debatedores

Leina Jucá, Michelle Ramos de Freitas, Cristina Ferreira Assis e Helena Ferreira

Desenvolvendo habilidades

Alcilene Rodrigues Pereira


Sequencia didática “A Vida das Abelhas” articulado com projeto Centenário de Vinicius de Morais

Luana de Cássia Ferreira


Estágio supervisionado na educação infantil: possibilidades de trabalho com o gênero textual receita culinária

Jessica Cristina de Carvalho Martins


Projeto de colaboração “Gentileza ger gentileza” no campo do estágio de observação 

Ana Caroline de Meirelles Silva e Fernanda Amorim Machado


Ensinando expressões em Inglês

José Augusto Ribeiro Neto


O ensino comunicativo aplicado em turmas de Ensino Fundamental II

Thaís Guerra Campolina


Ensinando expressões em inglês

Aline Machado Gonçalves





11/12/2013

Sessão de Pôsteres

16h00-18h00

Corredor CEICHS – Bloco A

Debatedores

Rodrigo Machado e Walquíria Silva Lúcio

A experiência do estágio: uma breve análise da prática de alunos para o curso de história

Caroline Morato Martins, Juliana Rodrigues Carvalho, Luana Alves, Melody Braga e Nathália Sasha Medeiros


Trabalhando com objetos do Cotidiano na aula de História (Ensino Fundamental II – 8º Ano)

Fabiano Lopes e Ediana do Rosário


O projeto de incentivo à qualificação da UFOP: a compreensão de alunos sobre a história

João Luís Cardoso de Oliveira, Luana Alves Rodrigues Silva, Maria Clara Cobucci Soares de Moura, Guilherme Oliveira da Silva, Ana Carolina Marques de Souza e Luana de Cássia Ferreira


A importância da disciplina de história a partir da perspectiva dos alunos

Karen Dayanne Nunes, Jairo C. Caetano, João Renato de Almeida


História e linguagem escrita

Renato Paes Rodrigues, Maria Avila Franzoni e Naira Nogueira Prado.





11/12/2013

Sessão de Pôsteres

16h00-18h00

Corredor CEICHS – Bloco A

Debatedores

Sergio Elias e Michelle Ramos de Freitas

O trabalho com diferentes tipos de linguagem

Julyana Freire da Cruz e Renata Maria de Oliveira Milagres


Como os alunos do ensino Médio se relacionam com a Filosofia

Iara Garcia, Otávio Melo e Wederson Gomes


Rotinas escolares: o livro didático em pauta


Josiane Cristina de Paula, Gilberto Luiz de Matos, Geraldo Victor dos Reis, João Carlos 


A utilização de recursos tecnológicos dentro da Escola Estadual Dom Silvério e da Escola Estadual Prof. Soares Ferreira

João Pedro Menezes Jacinto e Ana Gabriela Resende e Silva


A Copa do Mundo no Ensino de Língua Inglesa

João Henrique Souza, Francieli Silvério Oliveira e Dáfine Cosme Peróba





11/12/2013

Sessão de Pôsteres

16h00-18h00

Corredor CEICHS – Bloco A

Debatedores

Danielle Rodrigues da Silva e Nilzilene Lucindo

Sobre a dificuldade da mestria e o processo do aprendizado

Jefty Wenzel Moreira


Estágio supervisionado na Educação Infantil: possibilidades de trabalho com o gênero textual receita culinária

Jessica Cristina de Carvalho Martins


Práticas de intervenção desenvolvida com alunos de inclusão

Cristiane Viana Coelho e Simere Cota de Figueiredo


A importância da atuação do pedagogo em espaços não escolares

Nayara Cristina Teixeira e Williane Aparecida


Leitura e literatura: o lúdico da criança

Viviane Wiltemburg Araújo e Vanessa Fernandes




11/12/2013

Sessão de Pôsteres

16h00-18h00

Corredor CEICHS – Bloco A

Debatedores

Leina Jucá e Helena Ferreira

O Estágio: experiências de uma observadora

Lilian Aparecida Vimieiro Pascoal


Estágio de observação da docência: relato de uma experiência

Dayanne Mara Alves Silva Reis


O papel do estágio na formação do licenciando: a construção da identidade docente

Walmir Soares Júnior


Estágio supervisionado em Língua Inglesa

Emile Carneiro e Lara Gava


Gestão escolar: Possibilitando mudanças nos processos educacionais

Ada Guimarães Ribeiro e Mayara Carvalho Martins


Uma análise das teorias educacionais e seus impactos na formação étnico-raciais na escola de Mariana: um estudo sobre os manuais didáticos para formação infantil.

Marcelo Donizete da Silva e Luiz Cesar Dias dos Reis


Educação da cultura indígena brasileira pelos alunos do Ensino Médio

Júlio Santos e Raquel Evangelista




12/12/2013

Sessão de Comunicações 2A

13h30-15h30                

Sala 11 - Reuni

Debatedores

Virgínia Buarque e Sonia Aparecida Rodrigues

Vestuários e classes

Gilmar Maciel Costa e Thiago Neves Cessareis


O fatídico 11 de setembro de 2001 e suas consequências: como lidar em sala de aula?

Juan Lopes Moraes


A inserção da educação patrimonial na E.M. Wilson Pimenta: o aluno como corpo atuante de seu espaço/moradia

Maria Isabel Reis Nascimento


História e narrativa de si

Tânia Mara Sarmento e Lílian Cristina Miranda de Souza


Uma interpretação histórica do mundo através da narrativa

Mariana C. Piacentini, Maria Franzoni e Fábio Lopes


Narrando a vida por escrito

Nathália Sacha de Araújo G. Medeiros, Ana Paula Delfino e Ísis Souza


Oralidade, imagens, escritas: a narrativa histórica na escola

Elias Theodoro, Jorge Lucas e Thiago Paschoal


A biblioteca no ensino de história

Felipe de Moraes Ferreira, Jussara Marques Riodouro e Mariano Louzada dos Santos


Construindo uma narrativa através de imagens: 9 meses em dois minutos

Miryah Maia Lemos, Marcella Alves e Mariana Araújo


História, cotidiano e narrativa

Naira N. R. Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário