Orientações para Inscrição

AGENDA
      Inscrições abertas até 30 de novembro de 2013
     Divulgação de resultados no blog: 



ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO
O evento é aberto a estudantes universitários de cursos de licenciatura, professores de escolas públicas e particulares e demais interessados. Contudo, apenas os alunos das disciplinas de Estágio Supervisionado de Licenciatura da UFOP podem apresentar trabalhos.
1. Inscrição como ouvinte

Para inscrever-se como ouvinte, é necessário preencher a ficha de inscrição e enviá-la ao email estagioufop@gmail.com. Escreva no campo ASSUNTO da mensagem a palavra OUVINTE.

2. Inscrição com apresentação de trabalho

Os trabalhos poderão ser apresentados em duas modalidades:
1) Comunicação - para alunos de Estágio de Regência;
2) Pôster - para alunos de Estágio de Observação.
Para inscrever trabalhos no evento, é necessário preencher a ficha de inscrição e enviá-la ao email estagioufop@gmail.com. Escreva no campo ASSUNTO da mensagem o nome de sua modalidade de apresentação (COMUNICAÇÃO ou PÔSTER).
Na ficha de inscrição, o resumo o trabalho deverá conter entre 100 a 150 palavras. O resumo deve ser elaborado em um único parágrafo, o qual deve descrever de forma clara, concisa e seletiva a pesquisa realizada. No resumo deve-se incluir, preferencialmente, nesta ordem: brevíssima introdução ao assunto do trabalho de pesquisa, o que foi feito e como foi desenvolvido, bem como quais foram os principais resultados e conclusões encontradas. No resumo não podem constar fórmulas, referências bibliográficas, nem caracteres especiais.

2.1. Comunicação
O trabalho a ser apresentado neste evento consiste em uma sequência didática (plano de aula). Esta sequência será apresentada para uma banca composta professores e profissionais da educação, alunos de pós-graduação e professores da UFOP.
Os expositores de comunicações deverão entregar duas vias de sua sequência didática para a banca de debatedores no início da sessão. Esta banca fará a apreciação e a avaliação do trabalho, tendo em vista o planejamento e a apresentação da sequência didática.
A apresentação deverá contemplar: 1) uma breve exposição acerca da organização de toda sequência didática; 2) a simulação de uma das etapas de sequenciação, tendo em visa sua aplicação em uma sala de aula da Educação Básica. O tempo para apresentação e avaliação de cada trabalho da sessão será de 15 minutos.
Orientamos que a exposição sequência didática contenha os seguintes itens:
1. Identificação: curso/disciplina; número de alunos; duração da aula; pré-requisitos.
2. Objetivos: geral e específico(s).
3. Desenvolvimento: conteúdos; metodologia; sequenciação.
4. Recursos e materiais didáticos.
5. Avaliação.
6. Referencias bibliográficas.
7. Material de apoio.

2.2. Pôster
O pôster deve sistematizar uma das seguintes proposições:
1) Apresentação de uma sequência didática, conforme estabelecida para a comunicação;
2) Relato de experiência decorrente das atividades de estágio supervisionado;
3) Discussão teórico-metodológica que trate do papel do estágio supervisionado na formação do licenciando, futuro professor de Educação Básica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário